Para jogá-lo gratuitamente basta ter o jogo FPS mais jogado do planeta até os dias de hoje, o Call of Duty 4 Modern Warfare. É hora de tirar a poeira do seu jogo e reinstalá-lo, ou se ainda não teve a oportunidade de jogá-lo, ele custa por volta dos R$30 no Steam, mas em promoções costuma ser vendido por volta dos R$15. Apesar do que ele funcionará também com qualquer versão desde que atualizada.

O Call of Duty Rio roda em cima do Call of Duty 4 Modern Warfare e é apenas um pouco mais pesado que ele, mas muito pouco mesmo. A maior diferença que ele não é compatível com o Windows XP, necessitando no mínimo um Windows 7 e com isso aumenta a memória para 2gb. Se sua máquina for capaz de rodá-lo será capaz de rodar o Call of Duty Rio sem problemas.

Os Requisitos são tão baixos, que dificilmente encontrará uma máquina que ainda ligue que não consiga rodá-lo. Ele roda legal com praticamente todas as placas de vídeo onboard da Intel dos últimos 5 anos e até muitas com mais de 10 anos, basta estar com os drivers dela atualizados.

Você pode fazer um teste rápido NESTE SITE ou NESTE SITE para ter uma ideia se ele irá rodar, apesar de não serem 100%.

Lembre-se que se usa uma VGA Onboard e não costuma jogar, os drivers padrões que vem no Windows não possuem as bibliotecas necessárias e será reprovado nos testes acima, você precisa baixar e instalar tanto os drivers específicos da sua VGA Onboard como também o DirectX 9.0c antes de realizar os testes ou será reprovado mesmo tendo máquina compatível.

Algumas dicas que posso dar em performance é diminuir a Resolução que é o que mais exige processamento de sua máquina, quanto maior a resolução maior o processamento, desligar o Anti-Alising e não esquecer de deixar marcada a opção DUAL VIDEO CARDS, independente se tem mais de uma VGA, a performance melhora consideravelmente com esta opção marcada.

Outro conhecido problema à partir do Windows 7 que é preciso estar com o microfone plugado à sua placa de áudio, sem isso o jogo dá crash ao entrar no Menu. Caso não tenha um microfone, até mesmo um plug sem nenhuma conexão já é o suficiente para evitar o bug.


Mas o melhor modo de testar se tua máquina rodará e se rodará bem o Call of Duty Rio é baixar o Demo do Call of Duty 4 Modern Warfare e jogá-lo. E ir calibrando as configurações até chegar na melhor performance/qualidade possível.


O Demo já vem com o DirectX 9.0c necessário para se jogar. Qualquer dúvida ou problema, fique livre para postar em nosso fórum.


CPU: Pentium 4 2.4 GHz/ Athlon 64 2800+ (Intel & Athlon 1.8 GHz Dual Core or better supported)
CPU SPEED: Pentium 4 2.4 GHz/ Athlon 64 2800+ (Intel & Athlon 1.8 GHz Dual Core or better supported)
RAM: 1GB
OS: Windows 7
VIDEO CARD: 128MB 3d Hardware Accelerated card required-100% DirectX 9.0c compatible and latest drivers (NVIDIA GeForce 6600+ / ATI Radeon 9800 Pro+)
3D: Yes
HARDWARE T&L: Yes
PIXEL SHADER: 2.0
VERTEX SHADER: 2.0
DIRECTX VERSION: 9.0c
SOUND CARD: Yes
FREE DISK SPACE: 8 GB of uncompressed free hard disk space (plus 600 MB for Windows swap file)
DVD-ROM: 6X DVD-ROM
DEDICATED VIDEO RAM: 128 MB

CPU: 2.4 GHz dual core or better
CPU SPEED: 2.4 GHz dual core or better
RAM: 2 GB
OS: Windows 7
VIDEO CARD: 3.0 Shader Support recommended. Nvidia Geforce 7800 or better or ATI Radeon X1800 or better
3D: Yes
HARDWARE T&L: Yes
PIXEL SHADER: 3.0
VERTEX SHADER: 3.0
DIRECTX VERSION: 9.0c
SOUND CARD: Yes
FREE DISK SPACE: 8 GB of uncompressed free hard disk space (plus 600 MB for Windows swap file)
DVD-ROM: 6X DVD-ROM
DEDICATED VIDEO RAM: 256 MB